Falta de professores motiva protestos em Casal de Cambra, Sintra

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, 30 set (Lusa) -- A associação de pais da escola Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, Sintra, voltou hoje a protestar contra a falta de 33 professores e a transferência de docentes que impedem o início normal do novo ano letivo.

"Queremos professores", gritaram à porta da Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, algumas dezenas de pais e alunos, concentrados desde as 08:00 em frente do estabelecimento de ensino.

"Num agrupamento de 110 professores continuam a faltar 33, o que afeta cerca de 200 crianças nas várias escolas", explicou à agência Lusa Helena Santos, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação daquela escola.

Segundo Helena Santos, "lamentavelmente, houve 27 professores que pediram recondução para estas escolas [do agrupamento] e apenas um conseguiu".

O agrupamento de escolas Agostinho da Silva possui 150 crianças com necessidades educativas especiais.

Este agrupamento é composto pelo Jardim de Infância (JI) n.º 1 de Casal de Cambra, EB1/JI de Casal de Cambra, EB1 n.º 2 de Casal de Cambra e EB2,3 Prof. Agostinho da Silva, com cerca de 700 alunos.

LYFS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.