Governo concede empréstimo urgente de 10,5 milhões de euros à Câmara de Aveiro

Governo concede empréstimo urgente de 10,5 milhões de euros à Câmara de Aveiro
| Economia
Porto Canal

O Governo aprovou a concessão de um empréstimo de 10.526 milhões de euros à Câmara de Aveiro, um apoio de urgência destinado a municípios que se encontram em rutura financeira e que visa apenas satisfazer necessidades imediatas.

Segundo o despacho publicado hoje no Diário da República, que aprova a adesão de Aveiro ao apoio financeiro transitório de urgência, aprovado pela autarquia no passado dia 17 de setembro, o dinheiro visa "exclusivamente o pagamento de salários, a ininterruptibilidade dos serviços públicos essenciais e o cumprimento do serviço da dívida".

O apoio pode ser solicitado até 30 de novembro, junto da Direção-Geral das Autarquias Locais, por todas os municípios que se encontram em situação de rutura financeira e "impossibilitados de cumprir pontualmente as suas obrigações".

O município de Aveiro terá de reembolsar o empréstimo em seis anos, pagando um juro idêntico ao da República Portuguesa para o mesmo prazo, acrescido de um 'spread' de 0,15%.

O reembolso será feito em 10 prestações mensais a efetuar a 15 de junho e 15 de dezembro de cada ano, sendo a primeira paga 12 meses depois da data do primeiro desembolso, se o Programa de Ajustamento Municipal (PAM) não for aprovado no prazo de 12 meses após a concessão do apoio.

Caso o PAM seja aprovado, o crédito transfere-se automaticamente da Direção Geral do Tesouro e Finanças para o Fundo de Apoio Municipal, que reembolsa a DGTF pelo montante em dívida.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.