Esposende aposta na observação de aves como produto estratégico para o turismo

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 29 set (Lusa) - A Câmara de Esposende decidiu apostar na observação de aves como um "produto estratégico" para o turismo, tirando partido das quase duas centenas de espécies identificadas no litoral do concelho, algumas delas consideradas raridades, informou hoje o município.

Nesse sentido, foi criada a plataforma oportobirdwatchingtours.com, um 'site' nesta fase especificamente orientado para os turistas estrangeiros, mas que posteriormente será também dirigido aos aficionados portugueses.

Na plataforma, os interessados encontram informação detalhada sobre as aves do estuário do Cávado e sobre os pontos de observação, além de poderem marcar uma visita guiada ao local.

Para o presidente da Câmara, esta é "uma ferramenta da maior importância, que contribuirá para atrair mais turistas e visitantes ao concelho".

"A observação de aves é vista como um produto estratégico, na medida em que contribuirá para combater a sazonalidade", sublinhou Benjamim Pereira.

O mergulhão de pescoço castanho, o cisne mudo, a gaivota de bico riscado e a escrevedeira das neves são algumas das "raridades" identificadas em Esposende.

Já entre as espécies "mais interessantes" contam-se a coruja do nabal, o pisco de peito azul e o bufo pequeno.

A plataforma de observação de aves foi apresentada no Dia Mundial do Turismo, altura em que a Câmara de Esposende lançou também o guia turístico do concelho, publicação que dá especial destaque ao Parque Natural do Litoral Norte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.