Banda desenhada foi pretexto para festival de cultura juvenil no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 jul (Lusa) -- O portal de informação sobre banda desenhada Central Comics, prestes a celebrar o seu 12º aniversário, deu nome a um encontro no Porto, que parte da banda desenhada para ir ao encontro da cultura juvenil.

"Quisemos fazer um festival à volta daquilo que é o 'site', que desde o ano passado se tornou um 'site' mais abrangente, não fala só de banda desenhada, mas sim de cultura popular, das novidades do cinema, as séries de televisão, além da BD que, obviamente, continua a ser o prato forte", explicou à Lusa o organizador Hugo Jesus, também responsável pelo portal.

O Central Comics-Con que decorreu na nave central do Hard Club no sábado e hoje, é um encontro para quem gosta de géneros como a banda desenhada ou a ficção científica, preferências sem idade mas fortemente implantadas na cultura juvenil.

Era esse o público que mais se destacava hoje entre as bancas da feira de 'merchandising' que hoje de manhã estavam a ser montadas no antigo Mercado Ferreira Borges, onde era possível adquirir desde livros de banda desenhada, até aos populares bonecos de séries de animação e de jogos de computador.

Do programa deste encontro constavam palestras como "A evolução da Banda Desenhada americana desde 1939 e a influência do quotidiano da sociedade", encontros com desenhadores de banda desenhada da Marvel, como Jorge Coelho, karaoke, jogos de tabuleiro, desfiles de pessoas imitando personagens de animação e iniciativas e torno de filmes de ficção científica.

O cruzamento de géneros e de plataformas é uma constante, como se percebe num dos momentos do festival, a exibição em exclusivo de alguns minutos do filme "Collider", uma produção portuguesa a estrear em outubro.

"Collider" é um filme de ficção científica, com traços de suspense, que é também uma banda desenhada, uma série exibida na internet e na televisão e um jogo de computador da empresa beActive, responsável por outro lançamento em várias plataformas "O Diário de Sofia".

A primeira edição do Central Comics-Con, "um evento com orçamento baixo e sem grandes meios de divulgação, está dentro das previsões", afirmou Hugo Jesus, que pretende que o festival ganhe periodicidade anual.

DP // VC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.