Pinto da Costa lamenta arbitragens e assume Lopetegui para "mudança radical"

| FC Porto
Porto Canal

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, considerou hoje que a equipa tem sido prejudicada pelas arbitragens na I Liga de futebol e garantiu que Julen Lopetegui é o treinador certo para a "mudança radical" que preconizou.

"A história deste campeonato é igual à do ano passado. Só que este ano (o problema das arbitragens) começou mais cedo", disse, em entrevista ao Porto Canal, queixando-se de que os "dragões" foram prejudicados nas visitas ao Vitória de Guimarães (1-1), na quarta jornada, e ao Sporting (1-1), na sexta-feira, em jogo da sexta ronda.

Ainda assim, assume que a igualdade em Alvalade foi justa: "Cada um marcou um golo, ambos resultantes de erros de quem sofreu. Até nisso ficámos empatados. O guarda-redes do Sporting fez várias grandes defesas, o Fabiano não. Ambos tivemos oportunidades e depois houve o penalti que não foi assinalado e que em princípio podia dar golo. Não conta. Fica para a história".

"No final, ambos perdemos dois pontos, mas vi grande tristeza na nossa parte e grande euforia do outro lado, um grande reconhecimento da nossa superioridade", sublinhou.

Quanto ao nulo (0-0) caseiro com o Boavista admitiu que "não houve sorte nem aproveitamento das oportunidades", o que classificou como "percalços que acontecem".

Apesar das queixas com as arbitragens e das alusões ao "mesmo filme" do passado, o presidente portista confia que este campeonato "vai ter um final é diferente", considerando que, nesta altura, "nem o Benfica se considera campeão porque tem quatro pontos de avanço, nem nenhum dos outros desiste do título à sexta jornada".

Para conduzir o FC Porto à recuperação do título, Pinto da Costa apostou no espanhol Julen Lopetegui, assumindo uma "mudança radical", nomeadamente na empatia do treinador com os adeptos, bem como na mentalidade dos futebolistas, criticando os que "apenas tinham as botas no FC Porto, não a cabeça e o coração".

"Queria um treinador que mudasse essa mentalidade, que incutisse entusiasmo à equipa, que esta acreditasse em si e o seguisse. Não existe um treinador infalível. Estudei muitos perfis e opções, ouvi muita gente sobre como ele era, como dirigia e quanto à disciplina. Cheguei à conclusão de que era o treinador para a revolução e mudança de mentalidades", reforçou.

Pinto da Costa tem a opinião de que agora há um "grupo com mística e entusiasmo", entende que os adeptos se "identificam com este tipo de treinador" e garante que a equipa "está apenas focada em vencer".

O dirigente afiançou ainda que Quaresma "é um 'caso' apenas nos jornais" e revelou que Óliver Torres é o único jogador emprestado (Atlético de Madrid, por um ano) do plantel, enquanto Tello (Barcelona) vem cedido por dois anos, "mas com direito de opção".

"Todos os outros são do FC Porto. Todos sentem que estão aqui a 100 por cento. São jogadores com uma nova dedicação e trabalho. Totalmente diferente", assegurou.

Pinto da Costa acusa FIFA de ceder a interesses ao impedir fundos de investimento

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, acusou hoje a FIFA de ceder a interesses vários, ao impedir que os direitos económicos dos jogadores sejam partilhados com fundos de investimento.

"Isto interessa a quem? Aos clubes ricos, às ligas ricas e aos multimilionários que vieram para a Europa investir em clubes. Se são ricos, não precisam de fundos. Se quem precisa de fundos cair, amanhã aparecem 'Abramovichs' e outros. Também já cá apareceu um russo para comprar o FC Porto", revelou, em entrevista ao Porto Canal.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou na sexta-feira, após reunião do comité executivo, que o organismo vai proibir que os passes dos futebolistas sejam partilhados com fundos de investimento, como acontece em Portugal com alguns clubes. O dirigente disse tratar-se de uma "decisão firme", no seguimento de um estudo de um grupo de trabalho em relação a essa matéria e que a proibição não será imediata e terá um período de transição.

Pinto da Costa diz que há quem espere ver o FC Porto "cadáver" para "atacar", mas garantiu que jamais permitirá que tal aconteça -- revelou que a sua equipa está a "tomar medidas para salvaguardar que o clube será sempre dos seus sócios e adepto".

"Pode vir quem vier. Por mais dinheiro que tenha, não compra o clube", tranquilizou o dirigente, que fala em "interesses comerciais" da FIFA, os mesmos que, segundo ele, levaram o Mundial de 2022 para o Qatar.

"Não foi por lá ser fresco nem quente, são tudo interesses comerciais. Quem paga mais, leva o campeonato", acusou.

Pinto da Costa quer solução para a Liga com todos os clubes

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, defendeu hoje uma solução para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional que inclua todos os clubes, desejando uma alteração dos estatutos "que volte a colocar na direção da Liga apenas os elementos dos clubes".

Mário Figueiredo foi recentemente reeleito presidente do organismo, de forma polémica, e viu o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol considerar inválido o ato eleitoral e ordenar a marcação de novo sufrágio, por entender que as candidaturas de Fernando Seara e Rui Alves foram irregularmente recusadas.

"Esse sujeito afastou clubes, patrocinadores e tem uma Taça da Liga que não paga prémios. Foram-lhe dados poderes para fazer o que entender. Está lá apoiado por um dos três 'grandes' e não é por nós. O FC Porto não alinha em entendimento com Benfica e Sporting. Só alinhamos numa Liga com todos. Só com os estatutos alterados e a direção formada por responsáveis dos clubes", disse Pito da Costa, em entrevista ao Porto Canal.

Pinto da Costa manifestou ainda "estranheza" pelo facto de a federação "nada fazer para o tirar de lá", estendendo essa crítica ao poder político: "O governante da tutela (Emídio Guerreiro) está preocupado com outras coisas, não resolve nada. Não é nada com ele".

Pinto da Costa elogia escolha de Fernando Santos para seleccionador

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, elogiou hoje a escolha de Fernando Santos para selecionador português de futebol de Portugal.

"Neste momento é a solução certa. Com a seriedade e princípios de vida que tem, como homem íntegro, conhecedor de futebol e inteligente. Agora acho que vai haver um projeto para a seleção, pois até hoje não houve: era o dia-a-dia e o Ronaldo que resolvesse. Com o Fernando Santos, o Ronaldo que continue em grande forma. Tenho a certeza de que vai haver um projeto para a seleção nacional", vincou.

Em entrevista ao Porto Canal, falou também de Paulo Bento, mostrando-se apenas "surpreendido com a sua renovação antes do Mundial".

"Não surpreende o afastamento dele após a derrota com a Albânia, mas a presença dele frente à Albânia. Ao terminar o Mundial, devia ter imediatamente acabado ali a era Paulo Bento".

Pinto da Costa revelou que "esperava menos" da seleção no Mundial -- foi afastada ainda na fase de grupos -- assumindo a sua opinião pelo que "sabia como as coisas estavam" no seio da seleção.

Pinto da Costa sente-se "vigarizado" por Passos Coelho e Cavaco no caso do BES

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, disse hoje sentir-se "vigarizado" com a atuação do primeiro-ministro, Passos Coelho, e do presidente da República, Cavaco Silva, na questão do BES, questionando se vão "indemnizar aqueles a quem enganaram".

"Senti-me vigarizado, não enganado. Foram-me ao bolso. Fui prejudicado com a falência do BES. Não em números astronómicos, mas significativos. Nunca tive ações do banco, mas quando as vi a descer e ouvi o primeiro-ministro a dizer que era um banco seguro, com almofada para pagar o dobro das dívidas que tinha, e o presidente da República a dizer o mesmo... Confiava no que diziam. Fiz como muita gente e investi em ações do BES", começou por explicar o dirigente.

Em entrevista ao Porto Canal, e sempre crítico com a atuação dos altos responsáveis políticos, completou: "Não faço ideia se agora o presidente e o primeiro-ministro vão ou não indemnizar os que enganaram. Do BES nada espero, não me enganaram".

Pinto da Costa manifestou-se ainda desagradado com a ação do Governo de Passos Coelho, bem como a oposição do Partido Socialista, cuja liderança é jogada nas eleições primárias de domingo, que opõem António José Seguro e António Costa.

"O governo está na situação em que está e a alternativa seria o PS que vemos dividido em campanha eleitoral, na qual não foi dito nada de interessante, limitando-se a luta pessoal, ataque direto. Uma péssima imagem. A conclusão é de que nada há de positivo e de interesse para o país e para o cidadão vulgar", lamentou.

O dirigente do futebol sugeriu uma terceira via: "Quando o Governo é o que é e a esperança está dividida desta maneira, temo muito que não tenhamos solução. Só se surgir uma terceira figura que num congresso possa agregar. Fernando Gomes [ex-presidente da Câmara do Porto e atual administrador da SAD do FC Porto] tem toda a capacidade, mas tem um compromisso comigo. O João Soares? A situação como está, é muito difícil haver união".

"Com a alternância dividida, não há alternância, nem solução. Que volte a 'troika' e ponha um primeiro-ministro e ministro das Finanças por sorteio. Assim pode calhar gente simpática. A 'troika' que mande como tem mandado", concluiu.

 

 

 

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.