Pires de Lima diz não esperar redução de IVA na restauração em 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 26 set (Lusa) -- O ministro da Economia disse hoje não prever que haja um "espaço grande" para que o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no setor do turismo venha a ser reduzido na proposta de Orçamento do Estado para 2015.

Em declarações aos jornalistas depois do encerramento da cerimónia antecipada do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no sábado, o ministro António Pires de Lima respondia assim aos comentários do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, que voltou a apelar à redução do IVA para o setor, em particular na restauração e no golfe.

"Nesta matéria eu creio que o Governo já definiu aquilo que é o seu roteiro. Não me parece que seja expectável que haja um espaço grande para essa medida em concreto, pelo menos na proposta de Orçamento do Estado para 2015", afirmou Pires de Lima.

O ministro da Economia salientou que, no âmbito desse roteiro para as matérias fiscais, se inclui também a reforma do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), "que terá continuidade na proposta de Orçamento do Estado para 2015", e o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), sobre o qual afirmou: "Veremos em que medida é que o Orçamento do Estado para 2015 pode já contemplar uma reforma do IRS".

TDI // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.