Rede une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha em torno do património mundial

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 26 set (Lusa) - A Turismo do Centro (TC) lança no sábado a Rede de Património Mundial do Centro de Portugal, que une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha, para potenciar o valor turístico dos quatro locais da região considerados património mundial.

A rede quer "estruturar o produto cultural, patrimonial e histórico" da região Centro, criando uma oferta com base "nos quatro sítios património mundial" - Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo (Tomar) e Mosteiro de Alcobaça -, explicou Pedro Machado, à margem da apresentação de guias turísticos digitais para sete cidades da região, em Coimbra.

"Tem de se tirar partido da chancela da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] e potenciar o mercado externo" no setor do turismo, sublinhou o responsável, referindo que "só agora foi possível estabelecer a rede", devido ao processo de reorganização do território.

Segundo Pedro Machado, esta iniciativa permite "um ajustamento do plano de marketing" e de intervenção comum aos quatro locais, promovendo "o património, a história e a cultura".

Esta iniciativa pode também, "a partir do património, evidenciar toda a região", permitindo promover "a gastronomia, o vinho" ou o turismo religioso, nomeadamente Fátima, disse à agência Lusa o presidente da TC.

"É um trabalho conjunto que ainda não tinha sido feito", sendo importante por o produto "cultural" ser "o mais procurado", salientou o responsável, recordando que dos mil milhões de turistas registados em 2013 40% procuravam "turismo cultural".

A apresentação da rede, que será feita pelas 12:00 no Mosteiro da Batalha, no sábado, está integrada na comemoração do Dia Mundial do Turismo (que se celebra também no sábado), havendo diversas atividades promovidas pelos municípios durante todo o fim de semana.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.