Comboio histórico regressa hoje ao Douro com locomotiva a diesel

Comboio histórico regressa hoje ao Douro com locomotiva a diesel
| Norte
Porto Canal

As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro recomeçam hoje, por um preço de 35 euros, sendo a locomotiva a vapor substituída por uma máquina a diesel.

Ao longo de 13 sábados, entre hoje e 05 de outubro, o comboio histórico vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua da Estação do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), com paragem na vila do Pinhão, numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal explicou, numa nota, que a utilização da composição a diesel permitirá obter "custos inferiores aos da tração a vapor", possibilitando a redução do preço dos bilhetes de 45 para 35 euros.

Este ano, a CP disponibiliza "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais animará os passageiros, que podem provar bolas de carne típicas da região e vinho do Douro.

Para a viagem inaugural, a CP convidou 100 utentes de lares para reviver as viagens de comboio de antigamente.

Em 2008, viajaram no comboio histórico do Douro 2.441 passageiros, número que subiu para os 3.222 em 2009 e foi decrescendo progressivamente até 2012, ano que em subiram a bordo apenas 1.968 passageiros.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.