Guilherme Pinto recandidata-se a Matosinhos para "activar cidadania"

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 12 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, apresentou hoje a sua recandidatura à autarquia, desta vez como independente, com o objetivo de "ativar a cidadania" e fazer história na democracia, contra a "surdez dos partidos".

Guilherme Pinto apresentou hoje oficialmente a sua candidatura independente à câmara, sob o lema "Por Matosinhos", depois de em fevereiro se ter desfiliado do PS, partido pelo qual foi eleito nos últimos dois mandatos mas que escolheu o presidente da Junta de Matosinhos e líder concelhio, António Parada, para a corrida eleitoral autárquica.

"Ativar a cidadania significa também que, nos tempos difíceis, nós não nos podemos limitar ao protesto e à surdez dos partidos face às aflições do povo e à surdez dos partidos face aquilo que sentem os cidadãos, nós temos que procurar respostas diferentes e estamos hoje aqui a afirmar uma resposta diferente", disse.

Guilherme Pinto afirmou que "os partidos são imprescindíveis" mas garantiu que estes "não esgotam as soluções em democracia, não podem ser surdos ao pulsar dos cidadãos e não aprisionam a consciência dos cidadãos livres".

O candidato independente quer "ativar a cidadania para fazer duplamente história", sendo o primeiro objetivo "fazer história na vida da comunidade".

"Arrisco-me a dizer, sem falsas modéstias, que nós vamos fazer história também do ponto de vista da democracia. Nós vamos dizer, no dia 29 de setembro, a todo o país que os partidos têm que ouvir os cidadãos, os partidos têm que escutar os cidadãos", disse, perante a ovação dos presentes na cerimónia que decorreu em frente à Biblioteca Florbela Espanca.

Durante o seu discurso, Guilherme Pinto reiterou a urgência de ativar a cidadania para fazer de Matosinhos uma cidade com múltiplas características, que foi enunciando como sendo os seus objetivos para a autarquia: cidade rede, presente, ousada, impulso, criativa, harmonia, sabor, prazer, partilha, entreajuda, lazer e tranquila.

O presidente de câmara recandidato rejeita por isso que em tempos de crise haja uma "fórmula mágica vinda do exterior para resolver os problemas", considerando, por isso, que "a resposta depende de todos e de cada um de nós".

O candidato independente aproveitou ainda o momento para a apresentação pública do seu mandatário, João Paulo Sá Couto, e da cabeça de lista à Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo.

No início da cerimónia foram lidas mensagens de apoio ao candidato, entre as quais as de Isabel Pires de Lima, José Manuel Dias da Fonseca e Matos Fernandes.

"O Portugal deprimido aqui não pode ter lugar. O Portugal assustado aqui não pode ter lugar. O Portugal perdido aqui não pode ter lugar", afirmou.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".