Braga acolhe marcha pelos direitos de gays e lésbicas

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 12 jul (Lusa) - A cidade de Braga recebe no sábado, pela primeira vez, uma marcha pelos direitos da comunidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros, cujo objetivo é "dar visibilidade e voz a estas minorias", foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização refere que aquelas minorias "ainda vivem sob o risco permanente da discriminação, do insulto, da agressão e do ostracismo, quer a nível social e profissional, como também a nível jurídico e religioso".

"Queremos mudar mentalidades e viver numa região capaz de respeitar e celebrar a sua diversidade", acrescenta.

Com ponto de encontro marcado para o Arco da Porta Nova, no centro de Braga, a marcha passará pela Sé de Braga e pela Câmara Municipal, terminando o seu percurso na Avenida Central, onde será lido o manifesto.

O documento contém um conjunto de reivindicações, nomeadamente o aperfeiçoamento da legislação portuguesa no que concerne às questões LGBT, a erradicação da violência física, psicológica e sexual contra estes grupos por motivos da sua orientação sexual e/ou identidade de género, o combate ao bullying infanto-juvenil, a concessão do direito à adoção de crianças, a participação equitativa no mercado de trabalho e a inclusão efetiva da educação sexual nos programas escolares.

"Este evento será um bom indicador do crescimento interno e coletivo, não só da região minhota, como também do país como um todo interativo. Enquanto defendermos o direito a uma cidadania plena, direta ou indiretamente, esta é uma luta que diz respeito a todos, independentemente da sua orientação sexual, identidade de género, afiliação religiosa, partidária ou associativa", refere ainda o comunicado.

A Comissão Organizadora inclui entidades particulares e coletivas de todo o país, como o Núcleo de Teatro do Oprimido, a Portugalgay, a Opus Gay, o Caleidoscópio LGBT, a Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual, a rede ex-aequo, a Abraço, a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Bloco de Esquerda e o Movimento Alternativo Socialista.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.