Seguro diz que aumento do salário mínimo pode penalizar alguns trabalhadores

| Política
Porto Canal / Agências

Caldas da Rainha, 25 set (Lusa) -- O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou hoje que o aumento do salário mínimo nacional vai aumentar o escalão de IRS de alguns trabalhadores, uma injustiça que pretende ver corrigida pelo parlamento.

"Os trabalhadores que recebem o salário mínimo vão ser prejudicados, porque alguns deles têm diuturnidades e com o aumento e essas diuturnidades são empurrados para um escalão [de IRS] superior", afirmou António José Seguro, considerando que muito trabalhadores "são prejudicados porque levam menos salário para casa".

Nas Caldas da Rainha, onde hoje visitou as Faianças Bordallo Pinheiro, o líder do PS adiantou ter tido "oportunidade de verificar esta questão", na qual disse que o partido irá trabalhar para ver se consegue "no seio do parlamento introduzir justiça".

Para António José Seguro, "não tem sentido as pessoas receberem mais salário e no final do mês levarem menos salário para casa porque os impostos levam muito mais do que o aumento desse salário mínimo", concluiu.

António José Seguro comentava o aumento do salário mínimo nacional de 485 euros para 505 euros na sequência do acordo firmado na quarta-feira entre as confederações patronais, o Governo e a UGT.

DYA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.