Schäuble critica compra de activos proposta pelo BCE

| Economia
Porto Canal / Agências

Berlim, 25 set (Lusa) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje que "não está particularmente satisfeito" com o plano de compra de ativos do Banco Central Europeu (BCE) por considerar que interfere com as funções de supervisão.

"Não estou particularmente satisfeito com o debate sobre a compra de títulos", disse o ministro numa intervenção no parlamento. "Devemos considerá-la cuidadosamente", acrescentou.

O ministro, que explicava no parlamento o papel de supervisão do BCE no âmbito da união bancária, afirmou que esta deve separar-se das suas funções como autoridade monetária para evitar "conflitos de interesses ou possíveis conflitos de interesses".

O presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou no início de setembro que a partir de outubro o banco começará a comprar ativos, numa iniciativa destinada a estimular o crédito e o crescimento e afastar o risco de deflação.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.