Gestores de fundos comunitários que derrapem prazos médios em 20% serão substituídos

| Economia
Porto Canal / Agências

*** Serviço áudio e vídeo disponível em www.lusa.pt

Lisboa, 25 set (Lusa) - As autoridades de gestão que ultrapassem, anualmente, em 20% os prazos médios estipulados para pagamentos e decisões relacionadas com fundos comunitários serão substituídas, anunciou hoje o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

"Não há mecanismo mais eficaz de garantir, no futuro, o cumprimento dos prazos do que a regra que impõe a substituição das autoridades de gestão ou dos organismos intermédios que ultrapassarem, numa base anual, em 25% os prazos médios de decisão que estão estipulados", disse Miguel Poiares Maduro, após o Conselho de Ministros onde foram aprovadas as regras que se aplicam aos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) no período de programação 2014-2020.

A assessoria de imprensa de Poiares Maduro corrigiu posteriormente esta informação, substituindo os 25% por 20% e adiantou que esses prazos serão de 45 dias para pagamentos e de 60 dias para aprovação de candidaturas.

Está também previsto "um gestor de procedimento", que servirá como ponto único de contacto entre os beneficiários e a administração pública, que terá também de cumprir os prazos e verificar se necessário a existência de deferimentos tácitos, acrescentou o ministro.

Será igualmente introduzida a figura do curador do beneficiário, para receber queixas e reclamações e "emitir as recomendações necessárias para serem corrigidas", sublinhou Poiares Maduro.

Das regras hoje aprovadas, definidas, segundo o comunicado do Conselho de Ministros como "um conjunto de medidas tendentes à simplificação e transparência de todo o sistema" destacam-se ainda a existência de um portal comum de acesso ao financiamento dos fundos para cidadãos e empresas e a dispensa de pedidos de informação "sobre os quais a Administração já disponha de dados acessíveis".

O próximo ciclo de fundos comunitários, para o período 2014-2020, assenta em quatro programas operacionais temáticos (Competitividade e Internacionalização, Capital Humano, Inclusão Social e Emprego, Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), sete programas operacionais regionais e ainda programas para o desenvolvimento rural e assuntos do mar.

Neste período Portugal terá para gastar cerca de 25 mil milhões de euros.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.