Procedimentos e método do entendimento proposto pelo Presidente não estão fechados - Seguro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) - O secretário-geral do PS assegurou hoje, perante os deputados socialistas, que o procedimento e metodologia do entendimento de médio prazo proposto pelo Presidente da República não estão fechados e que nas negociações o partido defenderá os seus valores.

Estas posições, segundo fonte socialista, foram assumidas por António José Seguro na sua intervenção de abertura na reunião com o Grupo Parlamentar do PS.

Esta reunião foi convocada na sequência da proposta de Cavaco Silva sobre um entendimento de médio prazo entre os partidos do "arco da governabilidade" e após o encontro de quinta-feira entre o secretário-geral do PS e o Presidente da República.

Na quinta-feira, na reunião semana da bancada socialista, vários deputados criticaram a atuação do chefe de Estado e deixaram várias advertências sobre a possibilidade de o PS se envolver no processo de diálogo proposto pelo chefe de Estado.

De acordo com fonte do PS, na sua intervenção inicial, Seguro informou os deputados que o procedimento e a metodologia do diálogo proposto por Cavaco Silva "não estão fechados".

António José Seguro salientou também que, nessas negociações, "o património, os valores e as posições do PS estarão sempre presentes nesse diálogo e em particular no seu conteúdo".

O secretário-geral do PS salientou depois que "em nenhum momento está incluído qualquer acordo de governação ou integração neste Governo e que o diálogo proposto pelo Presidente da República "deve incluir todos os partidos com representação parlamentar" - posições que já tinham sido assumidas pelo dirigente socialista Alberto Martins logo após a comunicação ao país do chefe de Estado na quarta-feira à noite.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.