EasyJet quer vender destino Ponta Delgada na primeira quinzena de Outubro

| Economia
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 24 set (Lusa) - O diretor comercial para Portugal da easyJet admitiu hoje que a companhia aérea pretende colocar à venda o destino Ponta Delgada na primeira quinzena de outubro e começar a voar para os Açores a partir de março de 2015.

"No início de outubro, iremos colocar à venda os novos destinos. Então, de forma ideal, nós gostaríamos de colocar à venda o destino Ponta Delgada até final da primeira quinzena de outubro", disse José Lopes aos jornalistas à saída de uma reunião com o Governo Regional dos Açores.

O diretor comercial esteve em Ponta Delgada para se inteirar do estado do processo de liberalização de parte do espaço aéreo regional e admitiu que "o prazo começa a ser curto", correndo-se o risco de se fazer "uma operação mais pequena nos Açores" ou de o serviço para o arquipélago ficar em causa.

"Se o processo se começar a adiar demasiado, nós, como qualquer outra companhia, temos que alocar os nossos aviões e teremos de aproveitar esses aviões para voar outras rotas. Atualmente temos espaço reservado para essa operação, mas se o processo se alongar muito no tempo naturalmente temos de decidir e voar para outros destinos", sublinhou José Lopes, alertando para a necessidade de conclusão do processo da revisão das obrigações de serviço público.

À saída da reunião, o secretário regional dos Transportes e Turismo dos Açores adiantou que o processo está agora nas mãos do Governo da República, admitindo, porém, que tem a indicação de que "todos os timings serão cumpridos".

"As informações que nós temos é de que as coisas vão decorrer dentro da normalidade e que tudo estará pronto para que no início do verão IATA [horário de verão das companhias aéreas] do próximo ano o novo modelo esteja implementado", afirmou Vítor Fraga.

O responsável pela tutela dos transportes nos Açores disse que a reunião com os representantes da easyJet serviu essencialmente "para demonstrar claramente a urgência que há em o Governo da República comunicar à Comunidade Europeia, por um lado, e aprová-lo em Conselho de Ministros, por outro," para que as companhias aéreas se possam organizar.

Antes do encontro com o secretário regional, os representantes da empresa reuniram-se com a direção da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, que espera um impacto significativo no turismo açoriano com a presença da companhia de baixo custo.

"A parte mais interessante para as câmaras de comércio é que estas novas soluções tragam mais turismo, turistas quer do continente, quer de outros destinos", admitiu o presidente, Mário Fortuna.

A easyJet afirma que quer "transpor" para os Açores o que se faz na Madeira, levando para o arquipélago passageiros que vão de toda a Europa para Lisboa e que podem estender as viagens até ao arquipélago, "aproveitando os preços acessíveis".

A companhia aérea 'low-cost' estima levar para os Açores "cerca de 90 mil passageiros por ano por round trip", sendo este um alvo a atingir numa rota diária.

A easyJet tem como prioridade a rota Lisboa-Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e no futuro quer ligar Porto e Lisboa às ilhas de São Miguel e Terceira.

O Governo dos Açores anunciou em julho um acordo com o executivo nacional que prevê a liberalização das ligações aéreas entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira (abrindo a porta à entrada das 'low cost') e a diminuição para metade das tarifas para residentes, que passam a pagar, no máximo, 134 euros para ir ao Porto ou a Lisboa.

TYM (MP) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.