Refer adjudicou por 6 ME electrificação da linha do Douro de Caíde ao Marco

| Economia
Porto Canal / Agências

Marco de Canaveses, 24 set (Lusa) - A eletrificação da linha do Douro, entre Lousada e Marco de Canaveses, foi adjudicada pela Refer pelo valor de seis milhões de euros, confirmou à Lusa fonte do Governo.

Manuel Moreira, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, comentou aquele desenvolvimento, dizendo estar satisfeito com a adjudicação de uma empreitada que tem sido reclamada há vários anos por aquele município do Tâmega e Sousa.

O autarca disse à Lusa ter a expetativa de que a obra arranque antes do final deste ano.

Em janeiro, o Governo tinha autorizado a empresa ferroviária, através de portaria publicada em Diário da República, a afetar 6,4 milhões de euros para aquela empreitada.

Para 2014, a Refer ficava autorizada a mobilizar 3,8 milhões de euros.

Para 2015, o valor inscrito era de 2,6 milhões de euros.

Em novembro de 2013, a Refer tinha comunicado à Lusa que o projeto de eletrificação da linha do Douro, no troço entre as estações de Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses, já estava finalizado e que as obras deveriam arrancar em 2014.

"O projeto de execução encontra-se concluído, tendo a obra um custo estimado em 6,4 milhões de euros, verba contemplada no orçamento de investimentos da Refer para os anos de 2014 e 2015", lia-se numa comunicação da empresa.

Para Manuel Moreira, a eletrificação do troço entre Caíde e a estação do Marco de Canaveses é importante para permitir que os comboios suburbanos do Porto cheguem àquela cidade.

O autarca recordou à Lusa que, não obstante a empreitada agora adjudicada, vai ficar por fazer a requalificação das estações, pelo menos das três principais: Marco, Livração e Vila Meã (Amarante).

Só assim, reafirmou, a linha ficará com todas as condições para corresponder às necessidades da população, com um serviço de transporte ferroviário de qualidade, que devia ter sido realizado em 1997, quando a eletrificação chegou a Caíde.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.