Greve de pilotos da Air France cancela 5 voos entre Lisboa-Paris na quinta-feira

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 set (Lusa) - A greve de pilotos da Air France vai levar ao cancelamento de cinco voos entre Lisboa e Paris na quinta-feira, de acordo com informação disponibilizada na página eletrónica da ANA - Aeroportos de Portugal.

Segundo a gestora de aeroportos, três voos que a Air France tinha previsto realizar na quinta-feira, tendo Lisboa como destino, foram cancelados, mantendo-se até ao momento a primeira ligação aérea do dia.

Das quatro ligações que tinham como destino o aeroporto Charles de Gaulle, Paris, duas foram canceladas, mantendo-se os voos das 11:55 e das 15:25 de quinta-feira.

Na origem dos cancelamentos está uma greve de pilotos da Air France, em protesto contra as condições de desenvolvimento da filial de baixo custo da transportadora, a Transavia (empresa independente do grupo Air France-KLM).

A paralisação, que começou no dia 15, foi convocada pelo sindicato que representa a maioria dos pilotos daquela companhia (o SNPL) e deveria ter terminado na segunda-feira, mas os pilotos decidiram prolongá-la até sexta-feira.

Na segunda-feira, os pilotos da Air France rejeitaram uma "última" proposta da administração da companhia para suspender provisoriamente o projeto de desenvolvimento da Transavia, por considerarem que isso não resolveria o problema.

Os pilotos, que consideram que as suas condições laborais irão sofrer uma deterioração, opõem-se à transferência dos comandantes para a nova companhia aérea de baixo custo e criticam que esta seja constituída como uma empresa sujeita às regras do direito europeu, e não francês, o que levará à deslocalização dos postos de trabalho.

Cada dia de greve representa um prejuízo entre 10 a 15 milhões de euros, segundo dados da empresa, que tem aconselhado os viajantes a adiar os voos para depois da greve.

Esta paralisação dos pilotos é considerada a maior desde a greve que estes profissionais fizeram em 1998.

ALU (RRA)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.