Abaixo-assinado contra exploração de caulino em Soure reuniu 4.600 assinaturas

| País
Porto Canal / Agências

Soure, 24 set (Lusa) -- Um abaixo-assinado contra a concessão de uma exploração de caulino nos concelhos de Soure e de Pombal reuniu mais de 4.600 assinaturas e os promotores querem ver a questão debatida no plenário da Assembleia da República (AR).

A Comissão de Luta contra a Exploração de Caulino em Bonitos - Soure entrega hoje, na AR, 4.643 assinaturas recolhidas em cerca de seis meses e é recebida em audiência por Guilherme Silva, vice-presidente do Parlamento.

"As assinaturas recolhidas são a expressão de que a população não quer o caulino. A grande maioria das pessoas que assinaram são da zona, mas também há assinaturas de Coimbra e de outros pontos do país, o que diz bem do mal-estar que esta questão suscita a nível nacional", disse à agência Lusa Fátima Pinhão, porta-voz da referida comissão.

O abaixo-assinado, que é entregue hoje na AR, deve ser transformado em petição para posterior agendamento e discussão no plenário, indicou.

Em causa está um pedido de concessão de exploração de caulino numa área com cerca de 400 hectares nas freguesias de Soure e Redinha (Pombal), que mereceu, para além do protesto popular, um voto contra por unanimidade do executivo municipal de Soure.

Para além de quererem travar o processo de concessão, os contestatários defendem alterações à lei, considerando, entre outros pontos, que a legislação vigente "não estabelece distâncias adequadas de segurança entre as habitações e as explorações de caulino", alegando que no caso de Soure e Pombal existem sete povoações situadas entre 40 a 300 metros dos limites da concessão.

Por outro lado, a comissão sustenta que a legislação "não impede" o que alegam ser uma "situação comum de contorno da lei," que passa pela exploração sucessiva de áreas inferiores ao limite legal, de modo a evitar procedimentos de avaliação de impacte ambiental.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.