Câmara da Guarda quer hospital local com estatuto universitário

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 24 set (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Guarda reafirmou hoje a importância de o hospital daquela cidade ser classificado com o estatuto de hospital universitário, tendo em conta a existência da Faculdade de Medicina da Covilhã.

"Volto a repetir e a fazer o pedido para que ao hospital da Guarda [Hospital Sousa Martins] possa ser conferido esse estatuto como a lei prescreve", afirmou hoje Álvaro Amaro na sessão de abertura do 1.º Congresso Médico da Beira Interior, que decorre, na Guarda, até sábado, com a temática geral "A urgência".

O autarca lembrou as palavras que tinha dito sobre o assunto, no dia 23 de junho, na cerimónia inaugural do novo bloco do Hospital Sousa Martins, na Guarda, que foi presidida pelo ministro da Saúde Paulo Macedo.

Referiu ser "de absoluta relevância que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Ciência possam conferir ao hospital da Guarda o estatuto de hospital com ensino universitário", de acordo com um decreto-lei de 2004.

Na sua intervenção, também defendeu a necessidade de ser criado um centro académico e universitário, "naturalmente com sede na Covilhã" e com um polo na Guarda e outro em Castelo Branco.

O autarca justificou a sua postura por reconhecer que a saúde e a educação "têm um contributo decisivo para o desenvolvimento económico do país" e por existir uma ligação entre as Unidades Locais de Saúde da Guarda e de Castelo Branco e o Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã).

O 1.º Congresso Médico da Beira Interior é promovido pelas comissões de internos das unidades de saúde da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

Participam nos trabalhos, segundo a organização, mais de 500 profissionais de todo o país, que discutem a urgência nas várias especialidades, como pediatria, medicina interna, medicina geral e familiar, neurologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, gastrenterologia, cirurgia e pneumologia.

A iniciativa pretende promover a troca de experiências entre os profissionais de saúde das três unidades da região e os colegas de locais como Coimbra, Porto e Lisboa, segundo Cláudia Vaz, presidente da comissão organizadora.

O congresso médico, que decorre no Teatro Municipal da Guarda, inclui, no último dia dos trabalhos, a realização de cursos práticos no hospital da Guarda.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.