Milhares de cascas de caracóis iluminam procissões no Reguengo do Fetal, Batalha

| País
Porto Canal / Agências

Batalha, 24 set (Lusa) -- Milhares de cascas de caracóis vão iluminar no sábado a primeira de duas procissões em honra de Nossa Senhora do Fetal, em Reguengo do Fetal, Batalha, cumprindo-se uma tradição em que à devoção se junta a atração turística.

"Fomos buscar cerca de 30 mil cascas de caracóis para as duas procissões. Cada uma das procissões será iluminada por dez mil a doze mil cascas", disse à agência Lusa António Luís Rosa, da comissão organizadora.

No sábado, depois da missa, com início às 21:00, e após o "apagão" da iluminação pública, são as cascas de caracóis, enchidas, previamente, de azeite e com pavio, que grupos da comunidade se encarregarão de acender antes da passagem da procissão da imagem de Nossa Senhora do Fetal do santuário para a Igreja Matriz, que vão dar luz à sede de freguesia.

No dia 04 de outubro, a procissão repete-se, desta vez em sentido inverso, no penúltimo dia de festejos.

Terrenos, muros ou paredes são "ocupados" com cascas de caracóis que formam motivos ou palavras ligados à vida da freguesia ou à Igreja.

No percurso, de 800 metros, são esperados milhares de pessoas para um "espetáculo" que António Luís Rosa afirmou ser "único", esperançado que "a chuva e o vento" dele não façam parte, caso contrário "as iluminações não funcionam".

"É um espetáculo como não há outro igual em Portugal", afiançou.

O responsável destacou o empenho da população, crianças, jovens e idosos, referindo que há emigrantes da freguesia que regressam propositadamente para esta ocasião.

"Toda a população do Reguengo participa, desde o apoio do lar à juventude que, no terreno, executa os desenhos, ou as crianças das escolas primárias e a Casa do Povo", declarou.

Ao Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal chegaram as 30 mil cascas que, depois de lavadas e escolhidas, foram encaixotadas por tamanhos e distribuídas pelos vários grupos da comunidade, adiantou a diretora técnica da instituição.

Segundo Carla Henriques, cabe também aos utentes da instituição cortar a torcida e colocar nela um nó e, depois de ensacadas, em 200 unidades por saco, "também são distribuídas à comunidade".

"É o pavio que é depois colocado dentro da casca de caracol embebido em azeite", continuou a responsável, adiantando que os idosos vão ter também um espaço -- o parque infantil - para fazer a sua iluminação com cascas de caracóis, este ano sobre a família, o tema do ano pastoral.

O presidente da Junta de Reguengo do Fetal, Horácio Sousa, reconheceu que este é o evento que mais projeta a freguesia, com 2.500 habitantes e que espera oito mil visitantes em cada uma das procissões noturnas.

"A beleza disto são os efeitos que são criados, não é só o percurso, mas as zonas envolventes da sede da freguesia, onde se podem ver desenhos e palavras iluminados por cascas de caracol", referiu Horácio Sousa.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".