Menor abandona filho recém-nascido no hospital de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma menor de 16 anos foi "levada" no sábado, pela mãe, do hospital de Viana do Castelo "sem alta hospitalar e abandonando o filho recém-nascido", disse hoje à Lusa a diretora do serviço de obstetrícia.

De acordo com Paula Pinheiro, o bebé, do sexo masculino, nasceu na madrugada de quinta-feira passada.

A responsável explicou que a jovem mãe "foi sinalizada pelos serviços sociais assim que deu entrada no hospital".

"O caso foi comunicado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) de Viana do Castelo e foi retardada a alta hospitalar para que a situação fosse apurada", adiantou.

Sábado, a avó do recém-nascido, "apercebendo-se" da dificuldade em obter a autorização médica "levou a filha, abandonando o bebé em cima da cama do quarto" pouco depois de "lhe terem dado banho".

"Estiveram as duas a dar banho ao bebé. Aproveitaram o curto espaço de tempo em que a enfermeira se ausentou para desaparecer. Quando a enfermeira regressou para dar apoio para vestir o bebé, já não estavam no quarto", explicou.

De acordo com Paula Pinheiro, ambas "fizeram várias perguntas às enfermeiras sobre a pulseira eletrónica colocada no recém-nascido".

A responsável suspeita que a "intenção inicial não seria abandonar o recém- nascido mas as informações que receberam das enfermeiras sobre o alarme que a pulseira do recém-nascido acionaria, caso passassem a porta do serviço de obstetrícia, acabou por levar a essa situação por receio de serem detetadas".

O caso foi de "imediato" comunicado à PSP e por "ordem judicial" o recém-nascido "foi hoje entregue ao Berço, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que acolhe bebés e crianças em risco".

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.