Junta da Campeã satisfeita com anunciado reinício de obras no Túnel do Marão

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 23 set (Lusa) -- O presidente da Junta da Campeã, em Vila Real, reagiu hoje com "muita satisfação" ao anúncio do reinício das obras na Autoestrada do Marão até ao final do mês, referindo que "até já se nota alguma movimentação" no terreno.

Durante três anos, Lino Carvalho, presidente da Junta de Freguesia da Campeã, conviveu com o cenário de obras paradas na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real e que inclui a construção de um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros.

Agora, segundo afirmou à agência Lusa, é com "grande satisfação" que reage ao anúncio feito pelo secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes, Sérgio Monteiro, de que as obras no Túnel do Marão vão arrancar até final de setembro.

Os contratos de empreitada com as empresas que venceram os três concursos públicos lançados pela Estradas de Portugal (EP) foram assinados hoje em Lisboa.

"Estávamos na expectativa porque sem a assinatura dos contratos a obra não poderia começar. No entanto, no terreno já se vai notando alguma movimentação. As empresas estão-se a começar a instalar", salientou o autarca.

Lino Carvalho disse ter conhecimento do arrendamento de terrenos para a instalação dos estaleiros e de que as empresas estarão já a recrutar algumas pessoas.

"Já se nota, na nossa freguesia, que as empresas estão no terreno a nível logístico para preparar o início dos trabalhos em força", sustentou.

É junto à freguesia da Campeã que desembocam as bocas do túnel e onde começa, depois, a empreitada que vai ligar a zona do túnel a Parada de Cunhos.

O autarca acredita que, os próximos dois anos, vão ser benéficos para a restauração local, alojamento e até para a criação de postos de trabalho, recordando que, após a suspensão das obras, em junho de 2011, alguns dos habitantes tiveram que emigrar ou sair da região à procura de emprego.

Para o presidente da Associação Empresarial de Vila Real -- Nervir, Luís Tão, a autoestrada do Marão poderá ajudar a dinamizar o setor da construção civil, incluindo pequenas empresas da região que poderão ser subcontratadas pelas concessionárias.

No entanto, o responsável revelou um sentimento "bipolar" em relação a esta obra, pois por um lado considerou que vai criar maiores condições de segurança rodoviária, principalmente no inverno, mas, por outro lado, vai aumentar os encargos para as empresas por causa das portagens.

A Autoestrada do Marão deverá abrir em toda a sua extensão no início de 2016, ligando a autoestrada A4 Porto-Amarante à subconcessão da Autoestrada Transmontana Vila Real-Bragança.

"O Governo está a cumprir o calendário com que se comprometeu, o que prova que a conclusão do Túnel do Marão é uma prioridade", sublinhou o deputado social-democrata Luís Ramos, eleito por Vila Real e que tem acompanhado este dossier na Comissão de Economia e Obras Públicas.

O deputado do PS Ivo Oliveira também disse acreditar que é "desta vez que a empreitada será levada a bom porto" até porque se está agora "num ano eleitoral".

Nesta obra de "avanços e recuos", o socialista deseja que seja desta vez que a "construção seja concluída" porque é uma "via que a região anseia há muito e que vai trazer uma melhoria na competitividade e atratividade em setores como o turismo e indústria e que ajudará ao desenvolvimento deste território".

Luís Ramos lembrou ainda que a EP "decidiu não englobar toda a obra num único concurso para incrementar o potencial de concorrência, de modo a reduzir o nível de risco e garantir um menor custo público".

O valor de investimento totaliza os 146,4 milhões de euros, o que representa uma poupança de 54,9 milhões de euros relativamente ao valor base dos concursos.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.