Viagens de eléctrico e visitas à Regaleira e parques de Sintra nas jornadas do património

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, 23 set (Lusa) -- A Câmara de Sintra vai oferecer visitas guiadas à Quinta da Regaleira e viagens no centenário elétrico que liga à Praia das Maçãs por ocasião das Jornadas Europeias do Património, anunciou hoje a autarquia.

Segundo uma nota da câmara, na sexta-feira, 26 de setembro, a Quinta da Regaleira, na estrada entre Sintra e Colares, abre-se para três visitas guiadas às 10:30, 14:30 e 15:30.

As visitas são gratuitas, mas dependem de marcação prévia até ao dia anterior, através de email (regaleira@mail.telepac.pt) ou por telefone (219106650).

As viagens gratuitas no centenário elétrico de Sintra, que liga a vila (Estefânea) à Praia das Maçãs, decorrem no sábado, com partidas às 10:00, 12:00, 13:00, 15:00 e 17:00.

A Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), sociedade que gere parques e monumentos na serra de Sintra, também vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com atividades dirigidas a participantes com deficiência visual, auditiva ou com mobilidade condicionada e visitas guiadas.

Na sexta-feira, Monserrate recebe três visitas guiadas: "Património em gestos -- Parque e Palácio de Monserrate com Língua Gestual Portuguesa", às 10:30, "Jardins de Monserrate sem barreiras", às 10:30 e 14:30, e "Sentir o Património -- Descobrir o Parque de Monserrate através das sensações", às 11:30, numa descoberta pelo tato, audição e olfato.

As iniciativas "Chalet da Condessa d'Edla: uma descoberta permanente", no Parque da Pena (10:30), "Evocação dos 180 Anos da Morte de D. Pedro d'Alcântara e Bragança, Imperador do Brasil e Rei de Portugal", no palácio de Queluz (15:00), e "Património imaterial como o 'outro lado' do Património edificado a (re)descobrir", no palácio da Pena (15:00), também fazem parte do programa da PSML.

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia através de email (comercial@parquesdesintra.pt) ou por telefone (219237300).

As Jornadas Europeias do Património decorrem entre 26 e 28 de setembro, este ano dedicadas ao tema do "Património, sempre uma descoberta".

Esta iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia envolve meia centena de países e tem como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do património.

LYFS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".