Ministra da Justiça admite "percalço" com o Citius mas nega caos nos tribunais

| Política
Porto Canal

A ministra da Justiça admitiu hoje que houve um "percalço" com o sistema informático Citius no arranque do novo mapa judiciário, mas negou que isso tivesse provocado o "caos" nos tribunais.

"Houve um percalço com o qual fomos confrontados e não contávamos", disse Paula Teixeira da Cruz, ao ser ouvida na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais sobre a reforma da organização judiciária.

A ministra desdramatizou a questão do Citius ao enfatizar que "uma coisa é a reforma do mapa judiciário, outra é a plataforma de apoio a essa reforma".

"Não confundirei a reforma com um instrumento da reforma, que é a plataforma", afirmou, observando que "caos" existiu nas três comarcas-piloto anteriormente criadas pela reforma do PS, em que efetivamente desapareceram processos, o que agora não se verifica.

Sublinhou ainda que "é possível fazer a reforma sem a plataforma (Citius)" e negou que tudo estivesse parado nos tribunais como momentos antes relatara o deputado António Filipe (PCP).

Paula Teixeira da Cruz vincou que o que "tramita obrigatoriamente pelo Citius é o cível e as execuções" e não os processos de trabalho, família e menores, crime e execução de penas como "já ouviu" dizer.

Chamou à atenção para o facto de todos os dias continuar a haver julgamentos, leituras de sentença e outras diligências, estando on Citius a trabalhar para os processos novos. Disse ainda que foi "desenhado um plano B" para o Citius e que o mesmo vai entrar em ação em breve, com distribuição de processos nas comarcas.

António Filipe alertou para as instalações "indignas" em que estão a funcionar alguns tribunais, como o de Loures, no início da reforma e considerou que a paragem do Citius provocou o caos, porque as peças processuais são entregues por via eletrónica, sublinhando que se o Citius "não funciona, o sistema não funciona".

O deputado comunista considerou ainda que o Governo há sabia que não havia condições para a reforma ararancar a 01 de setembro, mas decidiu avançar, causando a "maior confusão" dos últimos 200 anos na justiça portuguesa.

António Filipe propôs à ministra que emita uma declaração a dizer que o Citius "não está operacional" e que "há justo impedimento", por forma a tornar mais fácil a invocação desta figura jurídica pelos advogados e de modo a que "ninguém seja prejudicado".

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.