Trabalhadores da Renault Cacia prolongam greve às horas extra se cortes continuarem

| Economia
Porto Canal / Agências

Aveiro, 22 set (Lusa) - A comissão de trabalhadores (CT) da Renault Cacia anunciou hoje que vai prolongar a greve às horas extraordinárias, caso continuem a ser pagas ao valor reduzido em 2012.

"Os trabalhadores da Renault Cacia, desde que esta medida foi aplicada em 2012, estão em greve às horas extraordinárias, greve que continuará. Os trabalhadores entendem e querem que a empresa seja mais competitiva, no entanto, pensam que isso deve passar pelo aumento dos conhecimentos e das competências dos mesmos", refere um comunicado da comissão de trabalhadores.

A CT manifesta "a sua total discordância e indignação com a vontade das associações patronais e empresariais de verem os feriados e as horas extraordinárias continuarem a ser pagos ao valor reduzido negociado em 2012".

Para a CT da Renault Cacia, essa posição revela a continuação "do aproveitamento dos trabalhadores" pelas entidades patronais.

"Sempre fomos contra, porém, hoje mais do que nunca, estes dois anos comprovam o que sempre dissemos: não é desta forma que se aumenta a competitividade, nem se cria emprego", lê-se no comunicado.

Para a CT, os "cortes" às horas extraordinárias não aumentam a competitividade, mas sim, "o roubo dos direitos dos trabalhadores, com o alto patrocínio do governo."

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.