Câmara de Loures anuncia medidas de combate ao abandono escolar

| País
Porto Canal / Agências

Loures, 22 set (Lusa) - A Câmara Municipal de Loures anunciou hoje um conjunto de medidas que visam combater o abandono e o absentismo escolar e um investimento de 1,5 milhões de euros na recuperação de nove escolas do concelho.

A criação da figura do Técnico de Agrupamento, a publicação de um guia municipal de respostas educativas e o aumento do horário de apoio à família nos jardins-de-infância, foram algumas das medidas apresentadas hoje pelo presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), no âmbito da abertura do novo ano escolar.

"No que respeita às competências do Governo cumpriram-se as piores expetativas, com atrasos na colocação de professores e educadores. No que concerne às competências da autarquia foram tomadas um conjunto de medidas que pretendem reduzir o abandono e absentismo escolares e melhorar o sucesso educativo", sublinhou o autarca.

Nesse sentido, Bernardino Soares explicou que o técnico de agrupamento será "um elo de ligação entre o município e os agrupamentos, agilizando os procedimentos e articulando toda a comunicação" entre as duas entidades.

Já o guia municipal irá compilar "todas as ações e programas que a autarquia tem dirigidas à Educação", servindo como ferramenta para as escolas e agrupamentos planificarem o ano letivo.

Outra das medidas será o aumento de meia hora diária do horário de apoio à família, "sem qualquer custo acrescido".

Bernardino Soares destacou, igualmente, o facto de a autarquia ter conseguido poupar cerca de 1,7 milhões de euros na despesa com as refeições escolares, face ao ano anterior, ressalvando que tal se irá verificar "sem diminuição da qualidade.

"No passado, o contrato que existia com a empresa fornecedora previa o pagamento de todas as refeições encomendadas, mas agora serão pagas apenas aquelas refeições que foram efetivamente servidas", explicou.

O autarca disse, ainda, que a Câmara realizou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros na recuperação de nove escolas do concelho, que incluiu a pintura de algumas paredes e a criação de mais salas de aula.

"No que se refere à Educação Pré-Escolar procedeu-se à abertura de quatro novas salas de Jardim de Infância, permitindo a cerca de 100 crianças a frequência deste tipo de ensino", exemplificou.

No concelho de Loures estudam cerca de 24 mil alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

FYS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.