Psicólogos não colocados dizem que está instalado o caos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 set (Lusa) -- O Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP) afirmou hoje que estes profissionais não foram colocados nas escolas no início do ano letivo e temem que as candidaduras tenham de ser repetidas, mas o Ministério garante que não.

"Na sequência da admissão de culpa do senhor ministro nas questões associadas à Bolsa de Contratação de Escola, todos os concursos de oferta de escola (...) foram retirados da plataforma", afirma o sindicato, em comunicado, afirmando que centenas de psicólogos que concorriam às escolas nesta fase estão impossibilitados de o fazer.

Contactado pela Lusa, o Ministério da educação afirmou que "entre hoje e amanhã de manhã as escolas vão poder iniciar os procedimentos estabelecidos na lei para a seleção e recrutamento dos candidatos, tanto psicólogos como outros técnicos especializados", garantindo que "os psicólogos não têm de se candidatar novamente".

Em comunicado, o sindicato defende um concurso nacional e o fim da precariedade.

"Os concursos que já estavam a decorrer desapareceram da plataforma" informática, afirma a estrutura sindical, que critica o processo de conurso.

O concurso de oferta de escola é feito "um a um" e os critérios "são sempre diferentes", explica.

O SNP considera tratar-se de um "processo desumano" porque exige uma candidatura nominal, "perdida na arbitrariedade de critérios muito opacos" e em que cada escola "define o que lhe apete e exclui candidatos".

"Uma vergonha" e "uma afronta aos profissionais" que colmatam "permanentemente necessidades temporárias" há décadas, é como o sindicato vê a situação.

O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje que os serviços da administração escolar estão a "trabalhar intensamente" para resolver esta semana o problema da colocação de professores resultante de um erro que levou o governante a pedir desculpa, no parlamento.

AH // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".