Governo autoriza colocação de 67 professores dos quadros em instituições de acolhimento

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 set (Lusa) -- O Ministério da Educação e Ciência autorizou a afetação de 67 professores dos quadros, sem turma atribuída, ao projeto "Plano Casa", que visa reforçar o processo de formação escolar das crianças e jovens em instituições de acolhimento.

O "Plano Casa" foi criado no âmbito do Programa de Emergência Social (PER) para dar "respostas específicas às crianças e jovens que se encontram em situação de acolhimento nas instituições da rede pública e solidária", refere o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em comunicado.

Segundo o MEC, os docentes dos quadros, "preferencialmente sem componente letiva atribuída, foram convidados a manifestar interesse, indicando até cinco Lares de Infância e Juventude", tendo sido a entrevista e a seleção dos professores da responsabilidade de cada uma das instituições.

Um dos objetivos centrais do projeto consiste "em reforçar o processo de formação escolar das crianças e jovens em acolhimento, como condição indispensável para um verdadeiro projeto de autonomização e de (re)integração familiar, concretizado através de apoio pedagógico em respostas de acolhimento institucional", mediante a colocação de docentes, adianta o MEC.

A colocação dos professores nas instituições de acolhimento ocorre no âmbito de um acordo celebrado entre o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, por intermédio do Instituto de Segurança Social, e o Ministério da Educação e Ciência, representado pela Direção Geral da Administração Escolar, e permite também "uma otimização dos recursos humanos existentes nas escolas".

O Ministério da Educação e Ciência anuncia ainda que também foi autorizada a mobilidade estatutária de cinco professores para outros projetos e o Destacamento por Condições Específicas (doença) de mais 175 professores.

Ao todo, 2.279 professores tiveram o seu pedido de Destacamento por Condições Específicas autorizados.

HN//GC.

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.