Vinte e cinco toneladas de cebola à venda quinta-feira em Vila Pouca de Aguiar

| Economia
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 22 set (Lusa) -- O centro de Vila Pouca de Aguiar transforma-se na quinta-feira numa "mega eira", onde estarão à venda 25 toneladas de cebolas produzidas por 75 agricultores da região, anunciou hoje a autarquia.

A "Feira das Cebolas", organizada pela autarquia local, quis "recuperar a tradição" das populações do concelho, que semanalmente se encontravam no centro da vila e ali realizavam negócios.

O certame vai contar com a participação 75 produtores regionais, alguns dos quais já marcam presença no certame há meio século, provenientes de vários pontos do concelho e do território transmontana.

À venda vão estar cerca de 25 toneladas de cebola.

"Vila Pouca de Aguiar acaba por ser a montra da cebola da região, assumindo uma centralidade no comércio deste produto", afirmou hoje o vereador da autarquia local Duarte Marques, durante a apresentação do certame.

A cebola é também a "cabeça de cartaz" da iniciativa "Aguiarnature Sabores", que arrancou hoje e tem como objetivo "promover o consumo de produtos locais".

Este projeto, lançado pelo município, consiste na realização de sessões de cozinha que integram especialistas ligados à produção e à gastronomia.

No âmbito desta iniciativa, os restaurantes aderentes confecionam pratos relacionados com o produto escolhido para divulgar, neste caso a cebola.

A ementa pode contemplar o caldo de cebola, bacalhau frito com cebolada, pescada frita de escabeche ou as iscas de fígado de cebolada.

Segundo Duarte Marques, depois da cebola o projeto vai divulgar e promover os cogumelos, a castanha, o cabrito bravio ou a carne maronesa.

O objetivo é, segundo o responsável, "dar projeção aos produtos locais" e ajudar os "operadores, quer restaurantes ou pequenas indústrias de transformação e de venda direta do produto".

A Aguiarnature é uma rede de interpretação de espaços naturais que visa a conservação, divulgação e valorização do património natural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das vilas e aldeias que integram a rede.

Um dos pontos altos da feira, na quinta-feira, é o concurso da cebola. Na última edição, a mais pesada ultrapassou os dois quilos, mas o recorde está fixado nos 2.222 quilos.

Para quem quiser provar o caldo deste produto, a associação de São Tomé da Gralheira vai confecionar esta iguaria num pote de ferro com capacidade para 80 litros.

Mas, nesta "mega eira" vão estar à venda outros produtos do mundo rural, tais como o mel, fumeiro, doces caseiros, pão, feijão, pimento ou malagueta.

Da programação faz ainda parte uma desfolhada tradicional com merenda e animação popular.

Depois, no sábado, realiza-se a corrida de cavalos, que vai contar com a participação de 30 cavaleiros e meia centena de cavalos.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.