Frente de fogo em Torre de Moncorvo combatida à noite dada como extinta às 09:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Torre de Moncorvo, 12 jul (Lusa) - Os bombeiros combateram durante toda a noite e madrugada um reacendimento do incêndio do distrito de Bragança junto a Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, tendo a frente de fogo sido "dada como extinta" às 09:00.

A informação foi referida à Lusa por fonte dos bombeiros que esteve envolvida no combate às chamas.

O fogo florestal deflagrou na terça-feira em Alfândega da Fé, mas estendeu-se aos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Nestes dois últimos municípios ardeu uma área considerável, ainda não contabilizada, do Parque Natural do Douro Internacional.

No que respeita a condições climatéricas, o vento é esta manhã o fator dominante que mais prejudica a ação dos operacionais no terreno, já que "propicia a reativação de focos de incêndio".

A mesma fonte acrescentou, perto da hora em que a frente de fogo foi dada como extinta, que "já não se vê qualquer coluna de fumo". No entanto, referiu, "o dispositivo vai manter-se em alerta".

Apesar de o incêndio ter sido dado como dominado em todo o perímetro há cerca de 24 horas -- pelas 10:00 de quinta-feira -, os reacendimentos "são uma realidade e os trabalhos de consolidação e rescaldo estão bastante demorados", refere o sítio da Autoridade da Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo a ANPC, a fase de consolidação e rescaldo do incêndio vai prolongar-se pelo menos durante o dia de hoje, caso as condições não se alterem.

No entanto, ficará no terreno durante vários dias um dispositivo de vigilância para acautelar os reacendimentos, "mesmo na fase pós-rescaldo", disse à Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.

O dispositivo de combate ao incêndio é composto por 833 bombeiros que estão a "consolidar" o combate ao incêndio no distrito de Bragança, apoiados por 187 veículos operacionais e três meios aéreos.

FYP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Oficiais da justiça protestam pela "falta de respostas urgentes"

Os oficiais de Justiça de Guimarães vão concentrar-se em protesto à porta do Palácio da Justiça na Praça da Mumafona, em Guimarães, na manhã desta quarta-feira, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.