Chuva coloca 17 distritos sob aviso amarelo em Portugal continental

Chuva coloca 17 distritos sob aviso amarelo em Portugal continental
| País
Porto Canal

Dezassete distritos de Portugal estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada até às 21:00, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em vigor desde as 08:00, os avisos do IPMA dizem respeito aos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

Inicialmente, o IPMA tinha colocado hoje sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.

Em declarações à agência Lusa, Joana Sanches, do IPMA, informou que o estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até dia 28 (domingo).

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

"A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22:00 de hoje. Amanhã [terça-feira] o dia será idêntico", salientou.

De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol.

"Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25 [quinta-feira], depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente", disse.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e vento fraco a moderado do quadrante oeste.

Para os Açores, períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetro/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23, Évora, Beja e Funchal 25, Guarda 15, Viseu 18 e Faro 24.

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.