Doze pessoas detidas por suspeita de tráfico de explosivos no norte do país

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- Doze pessoas foram detidas por suspeita de tráfico de explosivos e posse ilegal de armas e munições durante uma operação nos distritos do Porto e Vila Real, informou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em comunicado a PSP refere que a operação "Desmontes" foi efetuada pelo Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional, com o apoio da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto e da Unidade Especial de Polícia de Lisboa e da sua força destacada no Porto, entre as 15:00 de quarta-feira e as 10:00 de quinta-feira.

Durante a operação policial foram executados, em especial na área dos distritos do Porto e de Vila Real, 34 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e seis mandados de detenção.

A PSP deteve 12 cidadãos de nacionalidade portuguesa, todos do sexo masculino, e apreendeu 15 automóveis, 225 quilos de produtos explosivos, 1.437 detonadores, 160 quilos de pólvora, 741 metros de cordão detonante, 1.505 metros de rastilho e quatro quilos de nitrato de amónio.

As autoridades apreenderam também 16 armas, entre as quais três armas brancas, 12 armas de fogo (espingardas, pistolas, revolveres e uma pistola de alarme), 475 munições de diversos calibres, telemóveis, pequena quantidade de produto estupefaciente, dinheiro (notas e moedas) e "documentação associada ao crime em investigação".

No âmbito das diligências efetuadas, foram identificados e constituídos arguidos ainda cerca de 30 cidadãos por suspeita da prática dos mesmos crimes.

A PSP adianta ainda que durante a execução dos mandados judiciais e as diligências desenvolvidas não se verificaram quaisquer incidentes.

Os detidos vão ser presentes hoje de manhã no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.