Air France prevê cancelamento de 59% dos voos na segunda-feira

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 21 set (Lusa) - A companhia aérea francesa Air France anunciou hoje que vai cancelar 59% dos voos previstos para segunda-feira devido à greve dos pilotos contra o desenvolvimento da subsidiária de baixo custo Transavia.

A operadora aérea de bandeira da França prevê uma adesão à greve de 65% dos pilotos, que no sábado decidiram prolongar a greve iniciada na passada segunda-feira até a próxima sexta-feira, depois do fracasso das reuniões entre a direção e os trabalhadores.

Cinco voos da Air France, que se deveriam realizar hoje e segunda-feira entre Paris e Lisboa, foram cancelados devido à greve, segundo informação da ANA -- Aeroportos de Portugal.

Cada dia de greve representa um prejuízo entre 10 a 15 milhões de euros, segundo dados da empresa, que tem aconselhado os viajantes a adiar os voos para o período entre 23 de setembro e 08 de outubro sem custos acrescidos, desde que haja lugares disponíves.

Os pilotos, que consideram que as suas condições laborais irão sofrer uma deterioração, opõem-se à transferência dos comandantes para a nova companhia aérea de baixo custo e criticam que esta seja constituída como uma empresa sujeita às regras do direito europeu, e não francês, o que levará à deslocalização dos postos de trabalho.

O secretário de Estado dos Transportes francês, Alain Vidalies, pediu que os pilotos cheguem a um acordo com a administração", porque "o baixo custo não é uma escolha, é um passo necessário, é a realidade" para uma empresa "financeiramente frágil" como a Air France, que tem 15,9% de capital público.

A paralisação, que começou na segunda-feira, é considerada a maior desde a greve de pilotos realizada a 1998.

ALU/SV // NS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.