Doze concelhos sob risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- Doze concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria e Castelo Branco estão hoje sob risco máximo de incêndio, apesar da previsão da descida de temperaturas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, sob risco máximo de incêndio estão os concelhos de Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe (Viseu), Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Pedrógão Grande (Leiria) e Oleiros (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 109 incêndios que foram combatidos por 1.720 operacionais, com o auxílio de 458 veículos.

A ANPC dava conta, às 07:00, na sua página da Internet, de que o incêndio, que deflagrou na terça-feira às 13:47, em Alfândega da Fé, distrito de Bragança, que chegou a ter seis frentes ativas e sofreu várias reativações, está dominado desde as 18:00 de quinta-feira, encontrando-se em fase de rescaldo.

De acordo com a ANPC, os trabalhos de consolidação e rescaldo deste incêndio, que chegou a atingir quatro concelhos, estão muito demorados, encontrando-se no local 856 operacionais, apoiados por 180 veículos.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.