Risco extremo de exposição à radiação UV no Funchal e no Porto Santo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- A região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam risco extremo enquanto o resto do país está com valores muito altos, com exceção das regiões de Braga, Porto e Viana do Castelo.

No caso do Funchal e do Porto Santo, que apresenta risco extremo, o IPMA aconselha a população daquela região a evitar o mais possível a exposição ao sol.

Quanto ao risco muito alto de exposição à radiação UV, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e para o final da tarde, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, e aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com ocorrência de aguaceiros e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo de Sines em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região sul e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores céu com períodos de muito nublado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, Faro e Funchal 27, Porto e Ponta Delgada 23, Castelo Branco 32, Évora e Beja 31, Bragança 35, Vila Real 34 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.