Ocupação e preço nos hotéis sobem até Julho mas estadia média diminui

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 set (Lusa) - A taxa de ocupação e preço por quarto na hotelaria portuguesa subiu para 59,21% entre janeiro e julho, mais 2,8 pontos percentuais do que em igual período de 2013, mas a estadia média desceu, indicou hoje a AHP.

Os números do 'Hotel Monitor', hoje divulgados pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), indicam que a estadia média nos hotéis foi de 1,88 dias nos meses de janeiro a julho, o que se reflete numa descida de 1,57% face ao período homólogo do ano anterior.

Ainda assim, os preços por quarto tiveram um comportamento semelhante à taxa de ocupação. O preço médio por quarto ocupado cresceu 1,4% (para 65,81 euros), enquanto o preço médio por quarto disponível teve uma subida de 6,45% no mesmo período (para 38,97 euros).

Para este comportamento, contribuiu o mês de julho, com um aumento de 3,9 pontos percentuais da taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês de 2013, para 75,39%.

Quanto ao preço médio por quarto disponível cresceu 8,17% em julho (para 59,42 euros), um pouco acima da receita total por quarto disponível, que aumentou 7,65% (para 83,19 euros).

"Em termos globais, os dados do mês de julho são positivos e algumas regiões registaram crescimentos muito significativos em termos de taxa de ocupação por quarto", sublinhou a presidente da direção executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, citada no comunicado.

A mesma responsável chamou a atenção para o Grande Porto, com "uma taxa de ocupação desde o início do ano superior a 2013 em 4,2 pontos percentuais", mas ressalvou que "o preço médio desceu pelo sétimo mês consecutivo nesta região".

Durante o mês de julho, segundo a AHP, as regiões do país com taxas de ocupação quarto mais elevadas foram a Madeira (80,89%), Açores (80,76%) e Estoril (80,29%).

Já aquelas que registaram maior crescimento na ocupação foram o Oeste (mais 21,42 pontos percentuais), o Grande Porto (mais 10,95) e Coimbra (mais 9,48).

IYS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.