Exportações portuguesas a Espanha cresceram 5,1% nos primeiros sete meses do ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 19 set (Lusa) - As exportações portuguesas para Espanha aumentaram 5,1% nos primeiros sete meses do ano, impulsionadas pelo setor têxtil e de confeção, e, no mesmo período, as compras de Portugal ao mercado espanhol cresceram 8,7%.

Dados do Ministério da Economia e Competitividade espanhol referem que o aumento das exportações portuguesas para Espanha se deveu também ao crescimento no setor automóvel.

Paralelamente, destaca uma nota enviada hoje à Lusa pela delegação da AICEP em Madrid, o aumento das compras espanholas a Portugal foi menor do que o aumento das importações espanholas totais (+ 5,3%).

O crescimento das compras espanholas à UE foi de 11,8% e à zona euro de 11,7%.

A exportação de petróleo e derivados, que em 2013 representou cerca de 65% do aumento, continua a registar uma tendência decrescente (representou menos de 25%).

Nos primeiros sete meses do ano, as vendas de Portugal a Espanha ascenderam a 5.814 milhões de euros (mais 5,1%) e as compras ascenderam a 10.260 milhões de euros (mais 8,7%).

Portugal é o terceiro destino das exportações espanholas (quota de mercado de 7,3%) e o oitavo fornecedor (3,8% de quota de mercado).

Só em julho, as vendas de Portugal para Espanha aumentaram 11,9% face ao mesmo mês de 2013, tendo as importações crescido 9,5%.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.