Padre de Canelas, Gaia, já não vai ser transferido

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 18 set (Lusa) -- O padre da Paróquia de Canelas, em Gaia, que iria ser afastado pela Diocese do Porto, motivando ações de protesto pela população, vai continuar no cargo, avançou hoje à Lusa o responsável pelo movimento "Uma Comunidade Reage!".

"O padre Roberto de Sousa anunciou, no final da missa dos passados dias 06 e 07 de setembro, que iria continuar na Paróquia de Canelas", afirmou Miguel Rangel.

O movimento "Uma Comunidade Reage!", criado para apoiar e defender a continuidade do sacerdote nesta paróquia, realizou diferentes "ações de protesto", recolheu 5.800 assinaturas para um abaixo-assinado e reuniu com o bispo do Porto.

"A população não vê o padre como um mero administrador de sacramentos, mas como um amigo", frisou.

Para celebrar a sua permanência no cargo, o movimento "Uma Comunidade Reage!" vai organizar, no próximo dia 28 de setembro, uma festa no jardim de São João Baptista de Canelas, junto à Igreja Matriz.

A 24 de junho de 2014, o padre anunciou que a Diocese do Porto pretendia transferi-lo. Desde então, a população uniu-se contra a sua saída.

Segundo Miguel Rangel, a "anunciada transferência" do padre Roberto de Sousa, há oito anos à frente da paróquia, estaria relacionado com os 15 mil euros gastos na colocação de uma estátua em honra do seu antecessor, entretanto falecido.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.