Receitas de portagem crescem quase 9% nos meses de verão - Estradas de Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 set (Lusa) -- As receitas de portagem aumentaram 8,6% para 86,5 milhões de euros nos três meses de verão deste ano em relação ao período homólogo de 2013, anunciou hoje a Estradas de Portugal (EP).

Em comunicado, a empresa pública liderada por António Ramalho atribui este aumento ao crescimento da procura em junho, julho e agosto e à contínua melhoria da eficiência na cobrança, nomeadamente dos sistemas destinados aos condutores de veículos de matrícula estrangeira.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, as portagens renderam 205 milhões de euros, um aumento de 9% face ao mesmo período de 2013, em que as receitas se ficaram pelos 188 milhões de euros.

Em agosto, a EP tinha dado conta da elevada adesão ao sistema de pagamento de portagens eletrónicas destinado aos condutores de veículos de matrícula estrangeira, o Easytoll, que registou mais de 22.500 adesões no primeiro fim-de-semana de agosto.

Em comunicado, a EP referia que só no primeiro fim-de-semana de agosto, altura em que grande parte dos emigrantes portugueses goza férias em Portugal, o número de adesões ao sistema Easytoll registou um aumento de 35% face aos valores verificados na mesma altura de agosto de 2013, quando as adesões foram de 16.730, o que a empresa atribui a uma "confiança crescente" no sistema de cobrança eletrónica de portagens.

O presidente da EP está a liderar o processo de fusão entre a Refer -- Rede Ferroviária Nacional e a EP, que resultará na criação de uma única empresa, denominada Infraestruturas de Portugal.

JNM (CP)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.