Governo: "Interesse nacional" guia ação do executivo - Aguiar-Branco

| Política
Porto Canal / Agências

Luanda, 11 jul (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, que se encontra em visita de trabalho a Angola, escusou-se hoje a comentar a crise política em Portugal e disse apenas que o "interesse nacional" guia a ação do governo.

"Em concreto qualquer comentário sobre essa matéria é o senhor primeiro-ministro que a faz. Uma coisa tenho a certeza: o que conduz sempre o Governo no seu todo e o primeiro-ministro em particular é o interesse nacional", disse.

O "interesse nacional", considerou ainda o ministro, tem sido nestes dois anos de Governo liderado por Pedro passos Coelho "o que o faz estar em conjunto com os portugueses" para a saída da crise".

José Pedro Aguiar-Branco falava à imprensa antes de proferir no Centro Cultural Português uma conferência sobre "O Atlântico na Cooperação Portugal-Angola".

Instado ainda a comentar o facto do Presidente Cavaco Silva não se ter referido a uma eventual posse de novos membros do Governo, no âmbito da solução apresentada por Passos Coelho e Paulo Portas, Aguiar-Branco reafirmou caber ao primeiro-ministro falar sobre o assunto.

"Relativamente a tudo o que se está a passar em Lisboa, é o senhor primeiro-ministro que em nome do Governo fala. Aqui (em Angola) eu estou a cumprir uma agenda de Estado. Estou a cumprir o interesse do Estado português, dos portugueses em geral, para que esta agenda, esta reunião, este encontro com as autoridades angolanas possa ajudar o Governo a ultrapassar esta crise", respondeu.

O Presidente da República propôs na quarta-feira, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva - que já hoje se reuniu em Belém com os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, do CDS-PP, Paulo Portas, e do PS, António José Seguro - notou ainda que o atual Governo está em "plenitude de funções" considerando "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

EL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.