Vencedor da privatização da EGF terá de aceitar "remédios" impostos pela Concorrência

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 set (Lusa) - O ministro do Ambiente disse hoje que a SUMA, que venceu a corrida à privatização da EGF, terá de aceitar "remédios" impostos pela Autoridade da Concorrência, caso o regulador os considere necessários.

Questionado sobre se a Suma, liderada pela Mota-Engil teria de vender ativos porque já opera no mercado nacional de resíduos, Moreira da Silva respondeu que "está previsto o envio do processo para a Autoridade da Concorrência, para que possa determinar, ou não, a concretização de alguns remédios relativamente ao candidato vencedor".

O ministro garantiu que o interesse do Estado "está plenamente salvaguardado" e que estão "previstos remédios de concorrência", caso sejam necessários, que o vencedor terá de aceitar.

Caso a SUMA não aceitasse os "remédios", o caderno de encargos prevê que as candidaturas se mantenham por um ano, pelo que poderia ser repescado um dos outros candidatos, acrescentou.

Moreira da Silva sublinhou, no entanto, que atendendo à separação dos negócios em "alta" e em "baixa", tal não é previsível.

"O que estamos a vender é no mercado em alta onde a SUMA não tem participação", afirmou.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.