Cavaco Silva debateu "compromisso de salvação nacional" com Passos Coelho

Cavaco Silva debateu "compromisso de salvação nacional" com Passos Coelho
| Política
Porto Canal

O Presidente da República reuniu-se esta tarde com o primeiro-ministro e líder do PSD, num encontro onde foi analisada a proposta de "compromisso de salvação nacional" apresentada pelo chefe de Estado na quarta-feira.

O encontro entre Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho durou cerca de hora e meia e tinha sido agendado como sendo a habitual reunião semanal entre o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Contudo, já após o fim da reunião, a Presidência da República divulgou no seu 'site' que o chefe de Estado se reuniu com o presidente do PSD "para analisar a proposta de compromisso de salvação nacional" apresentada quarta-feira aos portugueses.

Antes, Cavaco Silva tinha já recebido no Palácio de Belém o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o líder do CDS-PP, Paulo Portas, em encontros que só foram divulgados depois de terem terminado.

Durante a tarde realizaram-se também reuniões das direções do PSD e do CDS-PP e, para às 19:30, estava marcado o início de uma reunião extraordinária do secretariado nacional do PS para análise da situação política.

Na quarta-feira à noite, o Presidente da República propôs, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

Na comunicação ao país, o chefe de Estado nunca se referiu explicitamente à solução apresentada publicamente pelo primeiro-ministro, no sábado e que passava pela subida do líder do CDS-PP e ministro demissionário dos Negócios Estrangeiros a vice primeiro-ministro, referindo apenas que "o atual Governo se encontra na plenitude das suas funções".

O Presidente da República adiantou ainda que iria "contactar de imediato" os responsáveis dos partidos que subscreveram o Memorando de Entendimento para analisar a solução por si proposta de "compromisso de salvação nacional".

"Um acordo desta natureza não se reveste de grande complexidade técnica e poderá ser alcançado com alguma celeridade, podendo recorrer-se a uma personalidade de reconhecido prestígio que promova e facilite o diálogo", defendeu.

Sem a existência desse acordo, referiu ainda o chefe de Estado, "encontrar-se-ão naturalmente outras soluções no quadro do nosso sistema jurídico-constitucional".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.