Aprovado lançamento de concurso de ideias para revitalização de mercado de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 set (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje ter sido aprovado por unanimidade o lançamento do concurso de ideias para a revitalização e cobertura do Mercado 2 de Maio, situado no coração da cidade.

"Este projeto é estratégico para devolver esta praça emblemática à cidade durante todo o ano, incluindo nos meses de outono e inverno, permitindo a realização de eventos, espetáculos, mercados e feiras", alegou.

Numa conferência de imprensa, que decorreu ao final da manhã, o autarca de Viseu sublinhou que o Mercado 2 de Maio será um novo marco arquitetónico da cidade e atualizará a sua vocação de praça.

O concurso tem um prazo de 90 dias, tendo sido definidos três prémios: o primeiro prémio é de 6 mil euros, o segundo e o terceiro de 2 mil euros.

"Há a perspetiva de podermos não atribuir o primeiro prémio, mas se atribuirmos fica automaticamente qualificado para ser o gabinete a quem vamos encomendar o projeto de arquitetura do Mercado 2 de Maio", esclareceu.

O júri é constituído por uma comissão, com representantes da Associação Comercial, Faculdade de Arquitetura, Instituto Politécnico e outras quatro entidades, sendo o suporte técnico dado pela Ordem dos Arquitetos.

Nesta ocasião, Almeida Henriques informou ainda que a Câmara de Viseu deliberou o avanço do concurso de conceção e exploração de um 'hostel' no edifício Pascoal, número 94 da Rua do Comércio.

"A concessão será para 30 anos, na contrapartida da disponibilização deste alojamento turístico 'low-cost' [baixo custo]", apontou.

O projeto visa restituir vida ao património situado no coração da cidade, "reabilitando, mas mantendo a sua alma".

Entre os critérios do concurso, com um prazo de 90 dias, estão a viabilidade económica da exploração, o projeto arquitetónico e a renda.

"A Câmara é a proprietária do edifício e entendemos que o concurso fosse lançado, ficando o edifício na sua posse", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.