Banif bateu mínimo histórico com ações a fecharem nos 5,2 cêntimos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- As ações do Banif bateram hoje mínimos históricos, com as ações a fecharem a valer 5,2 cêntimos, no momento em que o banco está a levar a cabo um aumento de capital de 100 milhões de euros.

As ações do Banif mantiveram a trajetória descendente que tem marcado os últimos dias e fecharam a perder 13,33% para 5,2 cêntimos. Isto depois de, nas duas sessões anteriores, terem perdido cerca de 16%, pelo que no acumulado desta semana as ações do banco já perderam cerca de 40% do seu valor.

Os títulos do banco têm estado pressionados desde que, na segunda-feira, arrancou a segunda fase do aumento de capital, num montante de 100 milhões de euros, com a venda ao público de ações a um cêntimo, dando também a possibilidade a quem comprar ações de adquirir obrigações com uma taxa de juro anual de 7,5%.

Em janeiro, o Banif recebeu 1.100 milhões de euros de dinheiros públicos (700 milhões em ações e 400 milhões em instrumentos de dívida convertíveis em ações, as chamadas 'CoCo' bonds), no âmbito do processo de recapitalização que deixou o Estado com o controlo de cerca de 99% da instituição.

Em contrapartida, até final de junho, Banif ficou obrigado a realizar um aumento de capital de 450 milhões de euros, para que o controlo do banco regressasse a mãos de investidores privados, e comprometeu-se a devolver ao Estado 150 milhões de euros do financiamento público que obteve através das 'CoCo bonds'.

No entanto, até final do mês passado, o Banif apenas aumentou o seu capital em 100 milhões de euros, que foi subscrito pelos seus principais acionistas (a 'holding' Rentipar, através da Açoreana Seguros, e do grupo Auto-Industrial), reduzindo a participação do Estado no Banif para 86,881%.

O aumento de capital agora em curso, se for concretizado, vai reduzir a participação do Estado para 77,3% e permitirá ao banco ter o capital suficiente para pagar os 150 milhões de euros ao Estado do financiamento que obteve.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.