Quase metade dos turistas em Amarante são estrangeiros, a maioria franceses

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 18 set (Lusa) - Cerca de 40% dos turistas que visitam o espaço de promoção do Douro e Tâmega, inaugurado em julho, em Amarante, são de nacionalidade estrageira, destacando-se os franceses, anunciou hoje fonte do projeto.

Segundo a fonte, o equipamento situado no centro histórico da cidade foi visitado por mais de 4.000 turistas.

Além dos visitantes franceses, que representam 14% do total, também se têm destacado os turistas de nacionalidade espanhola, inglesa, brasileira e norte-americana.

Os primeiros dias de setembro foi o período em que se registou maior número de visitas internacionais.

O concelho de Amarante é o que recebe maior número de turistas, que procuram sobretudo o centro histórico, com vários monumentos classificados e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

O "Espaço Douro & Tâmega", assim se designa o equipamento, pertence à Dolmen, cooperativa de desenvolvimento rural que compreende parceiros públicos (autarquias) e privados dos concelhos do Baixo Tâmega (Amarante, Baião, Marco de Canaveses) e Douro Sul (Cinfães e Resende), para além de parte do município de Penafiel, do Vale do Sousa. O conjunto daquele território é também designado por "Douro Verde", por incluir concelhos ligados à produção de vinho verde, em contraste com o vinho maduro, do alto Douro.

O espaço de Amarante compreende um centro de interpretação do "Douro Verde", um polo de informação da Rota do Românico e outro para a divulgação e venda dos produtos locais e regionais.

Durante o verão, a Dolmen comercializou nos seus espaços, que também compreendem as instalações do Marco de Canaveses e de Baião, cerca de 25.000 euros daquele tipo de produtos.

A cooperativa também organizou ações de promoção nas unidades hoteleiras de Porto Antigo (Cinfães), e Baião.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.