BCE empresta 82,6 mil ME à banca destinados a empresas e famílias

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, Alemanha, 18 set (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que emprestou 82.601,57 milhões de euros, a quatro anos e a uma taxa fixa de 0,15%, a 255 bancos da zona euro para obrigatoriamente concederem crédito a empresas e famílias.

O BCE adjudicou o montante, que foi muito inferior ao previsto, a 255 bancos comerciais da zona euro com a condição de que este seja concedido a empresas e famílias.

Esta foi a primeira de duas operações de financiamento a quatro anos que o BCE realizará este ano, que pode atingir o valor máximo de 400 mil milhões de euros. A segunda operação deverá realizar-se a 11 de dezembro.

A 05 de junho, além de cortar a taxa de juro diretora em 0,10 pontos percentuais para 0,15%, o BCE anunciou a realização destas duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor máximo de 400 mil milhões de euros, destinadas a serem emprestadas pela banca comercial a empresas e famílias.

Nestas duas operações, os bancos podem pedir emprestado um máximo de 7% dos seus empréstimos a empresas e famílias, excluídas as hipotecas, podendo os bancos alemães pedir um máximo de 95.000 milhões de euros, os franceses 77.000 milhões de euros, os italianos 75.000 milhões de euros e os espanhóis 54.000 milhões de euros.

O BCE afirmou que estas operações terão um "impacto considerável" no seu balanço.

"O programa está desenhado para melhorar o funcionamento do mecanismo de transmissão da política monetária apoiando o empréstimo bancário à economia real", segundo o BCE.

A taxa de juro aplicada pelo BCE a estas operações será fixada para todo o período de vigência de cada operação e igual à taxa diretora para os leilões semanais acrescidas de 0,10 pontos percentuais.

O BCE desceu no início de setembro a taxa diretora em 0,10 pontos percentuais, para o mínimo histórico de 0,05%.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.