Montemor-o-Velho recebe na sexta-feira um espetáculo de rua com 500 pessoas

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 18 set (Lusa) - A companhia de teatro "O Teatrão" estreia na sexta-feira, em Montemor-o-Velho, o espetáculo de rua "Alvazil de Coimbra", que percorre oito concelhos da região Centro e envolve mais de 500 participantes.

A peça de teatro envolve grupos, associações culturais e bandas filarmónicas de oito concelhos, que, para além de ajudarem na componente musical do espetáculo, assumem papéis de personagens em cada uma das localidades, como "o juiz, o advogado, o regedor, as beatas, o padre, as lavadeiras ou o barbeiro", contou Inês Almeida, atriz de "O Teatrão".

Em "Alvazil de Coimbra", o "Teatrão" recupera a sua "companhia-fantasma" Faunos do Rio, que "já andou pelo século XII, XVI e XX, e que agora viaja até ao século XIX" para apresentar uma peça "que se passa no século XI" e que irá percorrer os municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) - Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure.

A peça insere-se na comemoração dos 950 anos da governação de Coimbra pelo moçárabe Dom Sesnando, com os Faunos do Rio a contarem a história "de uma família que tenta sobreviver no meio da guerra, miséria e pobreza que havia na altura, recolhendo os despojos das batalhas e seguindo o rasto de Dom Sesnando", disse à agência Lusa Inês Almeida.

O espetáculo, que estará em exibição entre sexta-feira e 04 de outubro, está dividido em dois episódios, em que o público para poder ver as duas partes da peça terá que se deslocar a dois dos oito concelhos abrangidos pela rede, visto que nenhum recebe as duas partes.

Segundo Inês Almeida, Dom Sesnando "conseguiu mostrar que a região, se estiver viva e ativa, é mais difícil de conquistar pelos inimigos", referindo que, apesar de o governador da região não aparecer na peça, surge "como símbolo de união das pessoas".

"No 'Teatrão' também fazemos isso. O teatro consegue juntar pessoas, criando esforços coletivos para que algo cresça e prospere", realçou, recordando o trabalho que a companhia faz desde 2010 com associações culturais e companhias de teatro amadoras da região.

Isabel Craveiro, da direção de "O Teatrão", afirmou que esta produção enaltece "a perspetiva conciliadora que D. Sesnando imprimiu ao território" enquanto governador de Coimbra, numa época em que cristãos e muçulmanos se defrontavam em sucessivos avanços e recuos.

Devido à instabilidade das condições climáticas, alguns dos espetáculos previstos para o ar livre terão lugar em espaços fechados, informou Inês Almeida.

A iniciativa, que é de entrada gratuita, vai apresentar em Montemor-o-Velho, Soure, Pombal e Penela o primeiro episódio e a segunda parte na Lousã, Coimbra, Figueira da Foz e Miranda do Corvo.

A peça, cofinanciada em 80% com verbas comunitárias do programa Mais Centro, tem um orçamento de 40 mil euros, segundo Luís Matias, presidente da Câmara de Penela e da RCMM.

JYGA (CSS) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.