Mundial de surf ski em Portugal "prova condições e organização de excelência"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 11 jul (Lusa) -- O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Mário Santos, considerou hoje que a realização do I Campeonato do Mundo de Surf Ski em águas lusas é uma prova "das condições naturais de excelência e capacidade organizativa" nacionais.

"Num momento difícil do país, é uma grande oportunidade para a canoagem portuguesa mostrar a sua capacidade organizativa e dar oportunidade aos amantes da canoagem de conhecer o nosso país, as suas condições excelentes. Podemos tornar a competição e o turismo um 'cluster' e garantir não só alegrias desportivas, mas também um retorno económico, que já começa a ser significativo", justifica.

Mário Santos recorda que, além dos Mundiais de surf ski, que se realizam no sábado e no domingo entre Esposende e Vila do Conde, Portugal já organizou este ano os Europeus de pista, em Montemor-o-Velho, e os de maratonas, em Prado, Vila Verde, ambos em junho.

"Esta é mais uma demonstração de que é possível fazer mais e melhor, não diria com menos, mas de forma diferente e recorrendo a soluções distintas das que estamos habituados", vincou.

Uma vez que, "tal como os Europeus de maratonas, este mundial também não tem financiamento público", o dirigente considera "vital" a parceria com outras entidades, neste caso com a Nelo (maior construtor mundial de caiaques de competição): "Tem sido um excelente parceiro, pois alia todo o seu 'know how' a uma estrutura com dedicação e a mesma competência com que faz barcos".

Em termos competitivos, o dirigente reconhece que "é extremamente difícil" os portugueses andarem nos primeiros lugares, lembrando que esta disciplina tem tradição de há muitos anos em países como África do Sul e Austrália, que, ao contrário das outras nações, têm cinco e não apenas duas vagas por prova.

Ao todo, estão inscritos "perto de 400 canoístas de 32 países", que vão competir em seniores, sub-23 e juniores, no sábado, na prova principal, em SS1, às 16:00, e no domingo, em SS2 (embarcação de dois lugares), que é apenas de exibição e não atribui título mundial, com largadas às 13:00 e às 16:00.

Os competidores dos cinco continentes vão cumprir um percurso de 22 quilómetros, que principia na praia de Ofir e termina no forte de S. João, aproveitando as condições únicas da costa portuguesa, com os ventos e o "swell" (ondas formadas no interior do mar e não pela ação do vento) a alinharem-se ao longo da costa.

RBA // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.