Sindicato pediu reunião de esclarecimento ao ISS e ao ministro sobre requalificação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) pediu hoje uma reunião urgente à direção do Instituto da Segurança Social e ao ministro que o tutela para obter esclarecimentos sobre a colocação de trabalhadores em requalificação.

"Pedimos estas reuniões porque os rumores confirmaram-se: há centros regionais de Segurança Social que estão a reunir-se com assistentes operacionais para lhes dizer que tencionam colocá-los na requalificação", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sintap, José Abraão.

Na sexta-feira a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), onde está integrado o Sintap, pediu ao Governo que esclarecesse os rumores que circulam nos serviços da função pública relativos a uma eventual intensificação do uso da requalificação para reduzir o pessoal em 10%.

Segundo José Abraão, os trabalhadores não receberam qualquer informação escrita mas em vários centros regionais de Segurança Social foram feitas reuniões com assistentes operacionais (motoristas e telefonistas) para os informar da intenção de os colocar em requalificação (ex-mobilidade especial).

"Pedimos as reuniões para saber o que se passa, quantos trabalhadores vão ser abrangidos e se isto também será extensivo a outras carreiras", disse o sindicalista.

José Abraão considerou a situação "inqualificável, porque não há nenhuma orientação escrita do Governo para esta redução de pessoal, não se percebem os critérios de escolha e isso está a gerar o pânico nos trabalhadores e preocupação nos dirigentes".

O regime de requalificação prevê a colocação de funcionários públicos em inatividade, a receber 60% do salário no primeiro ano e 40% nos restantes anos.

RRA // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.