"Quando sair da Comissão vou não só ler, mas também escrever" - Durão Barroso

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 17 set (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje que quando terminar o atual mandato vai voltar às leituras e que também vai "escrever", devendo começar a preparar as suas memórias.

Durão Barroso recebeu hoje à tarde, em Bruxelas, uma cadeira personalizada no âmbito do projeto 'Art On Chairs', desenvolvido em Paredes para valorizar o mobiliário da região. Para o presidente da Comissão Europeia foi desenvolvida, pelo designer Paulo Parra, uma 'cadeira-biblioteca' criada a partir da frase de Barroso de que o seu objeto de eleição é o livro.

"Quando sair da Comissão não só vou ler, mas vou escrever também", disse Durão Barroso enquanto experimentava a cadeira, referindo-se ao facto de o seu mandato terminar no final de outubro. Em novembro deverá entrar em funções a equipa liderada por Jean-Claude Juncker.

Pouco antes, o presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, tinha dito a Durão Barroso que podia usar a cadeira para escrever as suas memórias: "Sou capaz de começar", respondeu.

A iniciativa 'Art on Chairs' levou 11 designers a entrevistarem 11 personalidades para depois criarem 11 cadeiras personalizadas. Paulo Parra criou uma 'cadeira-biblioteca' para ter em casa, que em baixo do assento tem umas abas que permitem guardar livros.

Criou ainda uma cadeira desmontável, que poderá ser usada em viagens. Ao experimentar esta cadeira, Durão Barroso questionou se aguentaria com o seu peso: "O meu peso aumenta, embora o [peso] político diminua", justificou, entre os sorrisos da sala.

Sobre a cadeira, em que é usado como material principal a madeira, Paulo Parra disse que na sua elaboração preferiu dar atenção a pequenos detalhes, como uma patilha que permite pendurar o casaco ou o facto de a cabeceira ser amovível: "Apostamos nas pequenas subtilezas em vez de fazer uma peça-espetáculo".

Durão Barroso elogiou a cadeira e a iniciativa, considerando que são importantes estes projetos que "acrescentam valor a produções por vezes de carater tradicional".

A "Cadeira Biblioteca" foi produzida pela empresa de Paredes J. Moreira da Silva & Filhos. Posteriormente será leiloada e o dinheiro entregue às Nações Unidas para as políticas de ajuda aos refugiados.

IM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.